Blog
O que é capital de giro?
Descubra a sua importância para a saúde financeira do seu negócio
19/03/2024 13:31:00
Muitos empreendedores ignoram esse conceito e acabam tendo dificuldades para manter as contas em dia, comprometendo o crescimento e a sustentabilidade da empresa. Aqui, você vai entender o que é capital de giro, para que serve, como calcular e como gerenciar. Acompanhe!
O que é capital de giro?
Capital de giro são os recursos que a empresa dispõe para arcar com suas despesas de custos fixos e variáveis independente de estar gerando lucro ou recebendo recursos de outras fontes. É o dinheiro que vai garantir que a empresa continue sobrevivendo e funcionando enquanto os investimentos ainda não geraram retorno, os clientes que compraram a prazo e ainda não pagaram suas faturas, ou, quando as vendas estão baixas e seus retornos não são suficientes para cobrir todas as despesas da empresa.
Quais são os tipos de capital de giro?
Quando falamos em giro de negócio, vale destacar que existem diferentes modalidades para cada necessidade. A seguir, vamos conferir cada uma delas:
-
Capital de giro negativo: a empresa gasta mais do que recebe. Apesar de parecer um cenário ruim, uma empresa em crescimento pode ter esse diagnóstico, já que é normal haver mais investimentos e custos em expansão;
-
Capital de giro positivo: a empresa gasta menos do que recebe. É um sinal de que ela está pagando sua operação naturalmente, o que pode significar uma constante de alta ou estagnação de resultados;
-
Capital de giro líquido: nesse caso, é o montante de recursos exceto os ativos não circulantes. Ou seja, seus imóveis e bens não entram na conta, já que não são conversíveis em dinheiro a curto prazo;
-
Investimento em Capital de Giro: é destinado a cobrir encargos que o negócio terá após realizar um investimento, como quando há troca ou melhoria de maquinário, por exemplo. É necessário equilibrar esse tipo de capital para que haja recursos em caixa para outras despesas.
Como calcular o capital de giro?
Como dissemos anteriormente, o capital de giro é o valor total dos ativos circulantes, o que sua empresa precisa para continuar operando. Porém. para chegarmos ao valor do capital de giro líquido. é preciso subtrair todo o ativo circulante (AC) pelo passivo circulante (PC).
CG=AC−PC
O ativo circulante são os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em até um ano, como caixa, contas a receber, estoques, etc. O passivo circulante são as obrigações que devem ser pagas em até um ano, como fornecedores, impostos, salários, empréstimos, etc.
QR Contabilidade: a sua parceira para uma gestão eficiente do seu negócio.
Fale conosco!